Qual o prazo de validade dos doces e bolo?

18.3.19


Uma das maiores preocupações das festeiras é saber quando produzir os itens da festinha sem perder o prazo de validade. A gente pesquisou os principais itens para uma festa e classificamos nessa matéria. Se você tiver outra dúvida pode deixar uma mensagem com o seu e-mail que responderemos.

A conservação dos alimentos depende muito da sua composição, do processamento e das condições de armazenamento. Um mesmo produto feito em diferentes locais poderá ter uma durabilidade diferente. No caso dos doces em calda mais fina a durabilidade é menor do que com uma calda mais grossa. Em geral, recomenda-se utilização de vidros para o armazenamento dos doces em calda e compotas que pode chegar a 8 meses, mas depois de abertos devera ser consumido em 15 dias sob refrigeração.

Um bolo recheado com frutas e ingredientes perecíveis tem validade normalmente de até 3 dias, conservando-se em local refrigerado. Já o bolo de pasta americana tem validade prolongada de até 5 dias  O açúcar é um conservante natural para qualquer receita, e a pasta americana é excelente para manter o bolo mais macio e fresco por mais tempo. 

O reizinho da festa, brigadeiro, sugerida pelas nutricionistas, tem validade aproximadamente de 3 dias da data do preparo, se armazenado em temperatura ambiente, em função de preservar sua maciez e sabor. Não significa que não possa ser consumido após este prazo. A dica para conservação é passar plástico filme na embalagem (caixa fechada) e abrir duas horas antes da festa. Guardado em embalagem plástica com tampa, na geladeira, pode durar até uma semana sem perder seu frescor. No freezer, em embalagem de isopor, sua conservação será de até 3 meses . Neste caso, quando for servir, deixe por 2 horas na geladeira e estarão prontos pro consumo.

Os cupcakes duram em média de 1 a 3 dias e demoram de 2 a 4 horas para fazer, assar e decorar. O ideal é que eles fiquem cobertos e fora da geladeira, pois a massa do cupcake não fica com a textura macia e saborosa se refrigerada.

A lista de produtos de chocolate é grande e listamos abaixo:

Pirulitos decorados: 15 dias embrulhados em papel celofane

Bombons recheados: 15 dias embrulhados em papel chumbo

Pirulitos de marshmallow: 15 dias, embrulhados em papel chumbo e celofane.

Crocantes: 30 dias guardados em latas bem fechadas.

Marzipã com cobertura de chocolate: 15 dias embalado em papel chumbo ou guardado em latas.

Bombons recheados com fondant: 4 meses.

Bombons trufados: validade varia de acordo com recheio utilizado. 

Bombons que levam leite condensado ( brigadeiro, doce de leite, etc): 2 meses

Bombons com leite condensado (puro) : 7  a 10 dias

Bombons que levam coco: apenas 1 mês ( utilizar sempre coco de pacote (seco), nunca o fresco)

Se você souber e conhecer outros produtos escreva nos comentários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mamães Festeiras agradece o seu comentário.

Newsletter

Todos os direitos reservados • Mamães Festeiras
Layout por Pandoca Design | Programação por Heart Ideas.