Estou vendo cada vez mais estes pirulitos transparentes e fiquei encantada, e fui garimpar na internet a receita. Demorei pra achar porque no começo nem conseguia saber o nome certo para esse pirulito. Olhando rápido a gente confunde com aqueles de gelatina, mas olhando bem ele é durinho parece bala dura.
Encontrei no site Mytaste um passo a passo, mas não achei nada fácil....preciso encontrar alguém que venda! rs
Foto: Mytaste
Como toda a receita com calda de açúcar, essa também é uma para tomar cuidado com a temperatura da calda.Se você tem moldes de pirulito com silicone pode fazer, mas a forma de chocolate não serve nesse caso. Por isso separei a receita que podemos fazer ser molde nenhum, só de olho. No caso de uma produção para venda, sugiro a compra de moldes, caso tenha dificuldade em fazer sempre o mesmo tamanho.
Dicas: Para manusear a glucose de milho, molhe a mão que fica mais fácil! Tente fazer para os adultos, pirulitos de menta, ficam uma delícia! A quantidade de gotas de corante alimentício depende da cor que deseja, jogue e veja o resultado aos poucos, teste várias cores. A quantidade de aromatizantes e essências também pode variar, comece com 10 gotinhas e nas próximas receitas aumente ou diminua conforme seu gosto.
Receita encontrada no site Mytaste
Com essa receita, você pode também fazer pequenas balas, como aquelas antigas (sim aquelas que escorregavam para a garganta, que todo bom pai tinha medo do seu filho engasgar!), nesse caso faça balinhas de tamanho menor.
Ingredientes:
70 g de glucose de milho
250 g de açúcar refinado
100 ml de água
Cabinhos para o pirulito
Corante alimentício líquido da cor que desejar
Essência ou aromatizante alimentício do sabor que desejar
Óleo para untar (ou silpat)
Modo de fazer:
Em uma panela, coloque o açúcar, a glucose de milho e a água. Mexa antes de ligar o fogo, assim que ligar o fogo não poderá mexer, a não ser com um pincel de culinária para tirar o excesso nos cantos da panela. Depois de alguns minutos, quando estiver em ponto de fio ( quando pegar a mistura com os dedos e formar um fio entre eles ou jogar em uma xícara com água natural e formar alguns fios de açúcar), coloque o corante e essência que desejar (sem mexer, só jogue).
Espere mais alguns minutos e faça o teste para ver se está em ponto de bala dura (coloque um pouco em uma xícara com água natural e observe endurecer como uma pedra). Quando estiver com esse ponto (cuidado para não exagerar e estragar a receita), desligue o fogo e derrame aos poucos em uma superfície untada com óleo (mármore ou silpat).
Derrame fazendo pequenas bolinhas ou o formato que desejar e conseguir, espere esfriar um pouco e coloque o cabinho. Quando esfriar, desgrude e decore seu pirulito como desejar.
Mais imagens dos pirulitos
Foto: Techni Color Kitchen
Foto: Festa De Brincar
Foto: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mamães Festeiras agradece o seu comentário.